sábado, 31 de dezembro de 2011

Ano Novo

Receita de ano novo
 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
 

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
 
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade


Que todos nós possamos repensar nossos erros e aprender com eles. 
Possamso valorizar cada vez mais nossas conquistas.
Que sejamos capaz de agradecer mais do que pedir.
Que tenhamos mais tempo para aproveitar as boas coisas que a vida nos oferece, principalmente as mais simples, como o sorriso de uma criança ou o nascer de um belo dia.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Planos para 2012

O ano de 2011 foi maravilhoso aqui em casa. Conseguimos alcançar muitos sonhos e realizar muita coisa que tinha ficado pendente. Pequenas coisas que precisavam ser feitas conseguimos ajeitar, conseguimos alguém de confiança para nos ajudar e isso me deu um alívio tremendo, tirou um peso enorme de cima de mim, voltei a me dedicar ao scrap, decoupage e descobri o feltro. Papai começou a construir casas para vender, Gaby está super desenvolvida em tudo, fala, pensamento e habilidades. Não poderiamos estar mais felizes.
Mas para 2012 queria poder realizar muito mais coisas e nada melhor do que deixar registrado o que queremos e conferir depois se fizemos ou não...
  1. ir mais a igreja (deixamos muito de lado a casa do Pai, por vários motivos, principalmente a falta de tempo, mas não quero isso no ano que vem);
  2. caminhar pelo menos 3 vezes por semana;
  3. continuar com o yoga;
  4. procurar uma academia de natação ou balé para ir com a Gaby;
  5. me dedicar mais a brincar com a pequena;
  6. ficar menos tempo no computador;
  7. papai ter mais tempo para curtir a vida;
  8. passear mais e conhecer novos lugares;
  9. reformar nossa casa;
  10. dar mais atenção aos amigos;
  11. fazer pratos diferentes, variar muito o cardápio;
  12. viajar.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Nosso Natal

Enfim conseguimos chegar ao fim de mais um ano letivo meu, com tudo correndo bem e dando certo. Claro que com vários percausos no meio do caminho, mas fazem parte da vida. Fomos a festa de confraternização da escola na quinta e foi super gostoso. Antes deixa eu contar o que a Gaby disse ao ver uma moça tatuada na quarta a noite... rsrsrs. A gente estava no China in Box e entra uma moça com uma tatuagem no ombro e ela vira para mim e fala: "Mãe a moça tá com o braço rabiscado". Na hora não aguentei e ri, depois expliquei a ela o que era aquilo e ela ficou de boa. Quando acordamos na quinta ela vira pra mim e fala: "Mãe, quando eu for grande quero fazer um desenho no braço e usar sutiã, posso?". E eu posso com isso? rsrsrs. Uma graça. Mas voltando a confraternização, ela foi comigo e se divertiu a beça com as outras crianças, detalhe que ela era a mais nova e portanto eles não estavam brincando de coisas da idade dela, era patins, correria e os meninos brincando de mini game, mas ela não quis saber e ficou brincando junto e até com o patins quis andar... ai meu Deus... ficamos lá por um tempão e nos divertimos muito. Foi uma despedida super gostosa da turma deste ano, até porque muitas não estarão mais na escola em 2012. Voltamos para casa e terminamos de arrumar nossa mala para irmos para Minas. Esperamos papai chegar vendo tv. 
Papai chegou e finalmente fomos viajar. A viagem foi super tranquila, dessa vez não colocamos fralda nela e ela aguenta segurar mais xixi que eu...rsrsrs. Chegamos na tia Edméa já era bem tarde e jantamos. Ficamos acordados até tarde com ela brincando com os tios. Na sexta acordamos e começamos nossa saga de visitas. Mas muita gente não estava em casa e fomos ver a Rita, amiga nossa, no salão. Chegando lá foi uma farra, a Rita fica louca com a pequena e logo ligamos para a Mônica que chegou rapidinho e já sequestrou a pequena para dar uma volta e chegou com uma boneca... coisa de quem não tem filha menina mas é doida para ter. Como estava perto da hora do almoço, voltamos para a casa da tia e almoçamos. Ficamos por lá a tarde e ela dormiu um tempo. Quando acordou fomos dar uma volta em São Lourenço para comprar mais umas lembranças que ficaram faltando. Depois fomos para a casa do Ricardo, para um churrasquinho e ela se empolgou nas brincadeiras com os primos, todos maiores, claro. E lá os perigos nos brinquedos eram muitos: patins, patinete, bicicleta, skate e adivinha se ela não quis brincar com tudo isso?  Atá basquete ela quis jogar... pensa se tem tamanho para isso? Enquanto ela brincava aproveitamos para colocar a conversa em dia com nossos primos, super gostoso rever quem a gente gosta e mora longe.

Primos Nathalia, Mariana e Raul com a Gaby
 Saindo de lá fomos ver o vô Edivaldo no hotel. Ela ficou encantada com a quantidade de Papai Noel espalhada por lá e pelas luzes em todo lugar. E vovô ficou encantado com a esperteza da pequena. Ficamos um tempo com ele e fomos para a casa da dinda Bárbara. 

 Lá sim ela tem uma priminha da idade dela e brincaram muito. Dessa vez elas não brigaram hora nenhuma e foi super tranquilo. Pedimos um lanche, comemos e como já estava tarde fomos embora. Mal sabia eu que esse lanche que eu adoro iria acabar com meu final de semana... amanheci meio estranha, enjoada e tudo. Tomamos café e fomos ver a tia Mercedes, onde minha avó e tios do Paraná estavam. Chegamos lá e começou a me dar uma baita tontura, que tive que ficar deitada... um saco. Conversamos um tempo com minha prima Gleice e depois voltamos para a tia. Eu passei praticamente o dia todo deitada, porque não dava conta de ficar em pé... tomei um remédio que meu primo Fábio me deu e nada de melhorar. No final da tarde fomos ver o vô Edi de novo no hotel, mas ele estaria vestido de Papai Noel. Não levamos o presente da pequena porque ele falou que não ia dar para entregar, mas quando chegamos lá e vimos aquele monte de caixas enormes no chão ela começou a perguntar na hora se ele ia dar a máquina de lavar dela... me deu um aperto no coração ver a carinha dela e corri para ligar para o meu pai voar e levar o presente dela. No final deu tudo certo, o vovô Jura conseguiu levar a máquina a tempo e o vovô Edi conseguiu entregar e o melhor de tudo ela não reconheceu o avô!!! Ficou super feliz por ter ganho o presente das mãos do Papai Noel. Ficamos com o vocô no hotel mais um tempo e fomos para a tia nos arrumar. 


Como as crianças, Gaby e Caio, estavam super ansiosos por conta dos presentes, decidimos antecipar a entrega dos presentes para antes da ceia. Gaby se encantou em entregar tantos presentes e também por ganhar tantas coisas. E como ela se divertiu com tudo isso, brincou muito e ainda quis comer mais um pouco com a gente na hora da ceia. Quem não comeu nada fui eu... tudo estava ruim, nada descia legal. Fomos dormir e de madrugada começou a me dar uma diarréia daquelas... era só o que faltava.
Passei o domingo mal por conta da diarréia e enjoo. Gaby brincou muito com o papai, os avôs e os tios, porque eu não tinha condições. Ainda fomos visitar as tias do papai e ficamos por lá um tempo e ela brincou mais com a prima Amanda. Depois voltamos para a tia e ela ficou brincando com a Fernanda que havia chegado. Uma loucura como consegue ter tanto pique para brincar.

 Mamãe dodói e a pequena fingindo estar dormindo!!! rsrsrsrs
 Primos Caio, Gabrielly e Fernanda

Na segunda acordamos e nos arrumamos para vir embora e no caminho ela ficava perguntando se a gente ia para a casa da tia Edméa... tadinha, para ela deve ter sido tão gostoso passar esses dias com tanta criança para brincar que ela não queria voltar. Até eu não ia querer. Chegamos em casa e ela abriu os outros presentes que ficaram aqui e adorou todos!!!
Viajar é uma delícia!!! Adoramos sem dúvidas, mas voltar para casa é melhor ainda!!! E vamos lá correr e lavar as roupas, arrumar novamente nossas malas e ir curtir uma praia....

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Barbie

Tem pouco tempo que a pequena entrou para o mundo das Barbies, mas desde que as conheceu tem brincado cada vez mais com elas. E como eu tinha guardado todos os móveis da Barbie de quando eu era criança, pois eu sempre dizia que teria uma filha e a gente iria brincar juntas, parece que chegou a hora. Ontem pedi para a vovó trazer da chácara todas as coisas que estavam guardadas e hoje montamos juntas. Deu o maior trabalho montar, fazer caber onde eu tinha pensado e pior ainda tentar lembrar como eles ficavam organizados. No final deu tudo certo e ela adorou a idéia e já brincamos bastante e tenho certeza que conforme ela for acostumando com as peças e for desenvolvendo a capacidade de criar situações para as bonecas, nossas brincadeiras ficarão cada vez melhores.
Nossa casa ficou assim:

Hoje a Vida voltou toda vestida de Mamãe Noel da tosa... uma gracinha

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nosso final de semana

Nosso final de semana foi bastante agitado, como tem sido ultimamente... sábado fomos a uma confraternização dos amigos do papai, só que não consegui registrar a Gaby brincando na piscina, porque eu muito esperta, esqueci a bateria da máquina!!! Mas valeu a pena, ela nadou muito com o papai e almoçou super bem. Depois voltamos para casa com ela apagada, mas ainda tinhamos a festa de encerramento da escola dela e eu queria muito que ela participasse. Então nos trocamos e fomos para lá. Só que demorou horrores para começar e ela começou a ficar impaciente... enfim quando começou foi uma graça. Eles fizeram uma festa falando sobre vários países e cada um mostrava uma dança. Como nas outras festas a Gaby chorou pra caramba na hora de ir dançar, nem deixamos ela participar... afinal tinha que pagar um bom tanto e não achei legal isso. Pagar e na hora ela ficar chorando no nosso colo? Mas ela cismou que queria ir dançar e começou a chorar toda sentida... me deu um dó. Mas não tinha mais jeito, tivemos que distraí-la e depois levei ela para ver as tias e ficar um pouco com as amiguinhas. As tias elogiaram muito minha filhota, falaram que ela é super esperta e que vão sentir muita falta dela. Tirei algumas fotos dela brincando com as amiguinhas e voltamos para casa.


 Aí meu pai nos chamou para ir passear em São Paulo para ver a decoração noturna. Antes passamos em nosso restaurante japonês preferido e jantamos, pensamos que quanto mais tarde chegássemos na Paulista melhor... lá no restaurante a Gaby comeu até com o hashi, claro que usando um adaptador na ponta, mas conseguiu comer muito e bem. Adorou shimeji na manteiga e comeu muito yakissoba. Enfim conseguimos sair para ir ver a decoração. o problema é que estava tudo parado na Paulista. E chegou em um ponto que os carros não entravam mais e tivemos que ir a pé e meu pai ficou dando voltas com o carro tentando encontrar um lugar para parar.... sinceramente achamos a decoração de 2010 muito mais bonita e não teve essa frescura dos carros não entrarem. Como já estou calejada em sair com ela a noite, levei pijama, fralda noturna e ela já veio pronta para dormir. 


O que fez relamente e só acordou no domingo era meio dia!!! Tadinha, devia estar exausta de tanta coisa que fizemos. O domingo já foi mais ligth. Não saimos de casa, mas mesmo assim brincamos muito. Ela queria nadar, mas como eu achei que o tempo ia mudar e papai tinha muito desenho para fazer, convenci ela a entrar na bacia, o que foi prontamente aceito. Enquanto ela brincava na água, demos banho no Thor. Depois almoçamos e ficamos vendo um pouco de desenhos. No meio da tarde resolvemos nós duas tirar um belo cochilo e apagamos na sala... fiz cachorro quente na janta e pela primeira vez ela topou comer e adorou. Depois ainda brincamos mais um tempo e fomos dormir.