terça-feira, 28 de agosto de 2012

É parto, não é parto?

Hoje pela segunda vez mexendo na net e me peguei lendo sobre a velha questão dos tipos de parto... primeiro no Face, depois em um blog. Eu desde quando tive a Gaby li muito a respeito dos partos de várias mães em vários blogs e sempre acaba naquela discussão linda, sem nenhum lado vencedor... quem pari normal é mais mãe que a que teve cesária... será?
Eu sou professora de escola pública e obviamente a maioria, senão 90% das mães tiveram todos seus filhos com parto normal e numa comparação curta, do tempo que passamos com seus filhos e a nossa vida, eu concluo com toda certeza que isso não torna ninguém melhor mãe que a outra não...o fato de trazer seu filho ao mundo de forma normal ou cirúrgica não influencia tanto quanto a questão do apego e cuidado dessa mãe com seu filho.
E isso é o que tenho mais claro em mim e sempre fui assim. Quando grávida da Gaby nosso plano realmente era o parto normal, mas nosso médico nos desaconselhou e claro que corri atrás de outro, famoso por fazer partos normais em SP... e qual nossa surpresa? A mesma coisa, a mesma história. Então eu pergunto: deveria eu ter ficado de "marra", fechado a cara, sumido do consultório de ambos e só voltar a dar as caras por lá quando estivesse morrendo de dor? E seria justo deixar minha filha correr um risco desnecessário (já que eu comecei a ter contrações super cedo, aos 6 meses, perdi líquido e tal) para suprir um capricho meu?
Sei lá, essa história de que sempre foi assim na humanidade não me convence, até porque sei de inúmeros casos de crianças e mães mortas em seus partos normais... com toda a tecnologia, modernidade e conforto que temos hoje eu me arriscaria para que? 
Se a mulher é saudável, passa bem, não tem nenhum problema durante a gravidez, seu médico a apóia em sua decisão, beleza, tenha o parto normal, que como diz a palavra deveria ser sem anestesia, sem cortes e tal, mas não é o que acontece na maioria dos casos. E qual a diferença entre uma agressão como essa e a cesária? Não vejo muita não...
Mas o mais importante nessa questão toda é: cada mãe, cada mulher deve RESPEITAR a opinião, vontade, falta de coragem, capricho ou o que quer que seja da outra.. não adianta entrar nos blogs alheios ou no Face e ficar detonando quem pensa ao contrário da gente, não leva a nada, não enriquece, muito pelo contrário só empobrece, torna a causa mais fraca... porque o que eu infelizmente leio muito são mães defensoras de partos normais se tornarem extremamente agressivas com as mães cesaristas, que parecemos até de outro mundo por conta disso... e o pior, fazem com que órgãos superiores como foi o caso do CREMERJ tome atitudes impensadas e provavelmente muito baseadas nos modismos atuais, como várias mulheres que resolvem ter seus partos em casa, sem apoio médico... já falei, nada contra, mas e se der alguma coisa errada? Faz o que? 
São coisa para a gente refletir e pensar com calma. Agora mãe novamente de um frutinho ainda em meu ventre, claro que vou conversar novamente com meu médico a respeito do tipo de parto. A situação toda está diferente, eu pratico yoga agora há quase 2 anos, estou mais calma e consciente do meu corpo, já sei o que sentir, se é normal ou não... mas novamente não iria contra a opinião médica nunca... 

domingo, 26 de agosto de 2012

Mamãe dodói

E o que fazer quando quem fica doente é a mãe? E o pior, fica doente e não pode tomar nenhum remédio, pois tem outro frutinho em seu ventre? Olha é complicado... desde quinta estou meio estranha, o nariz ardendo, garganta começou a dar uma doída, mas na sexta travou o nariz e a cabeça e pescoço ficaram doendo para caramba. 
Mas o duro mesmo foi no sábado. Acordei com uma baita dor de cabeça, pescoço e rosto todo doidos, sinal de sinusite atacando e das bravas, mas como estamos com a reforma ainda acontecendo por aqui, tenho que aproveitar o final de semana para lavar as roupas e foi o que fiz... só isso também. Dei uma limpada na cozinha e no quarto de brinquedos da GAby e papai passou pano em toda a casa e estendeu a roupa. 
Depois do almoço não estava aguentando nem comigo mesma e fui dormir um pouco. E foi o que me salvou, deu uma aliviada boa,mas não pude dormir muito afinal tinha curso do TRE para ir e lá fui eu... a sala para ajudar estava cheirando mofo demais... resultado, a noite eu estava pior ainda.
Liguei para a Manu e ela me indicou uma massagem no rosto e cabeça e colocar uma toalha úmida nos olhos para ajudar...e  apaguei na cama. Mas não dormi legal não, fiquei acordando várias vezes, me mexi muito, nariz entupido é uma zica!!!
Hoje estou um pouco melhor, mas não 100% ainda... espero me recuperar totalmente porque a semana vai ser corrida, tenho exposição do Folclore na escola e tenho que preparar os materiais com as crianças para apresentarmos... e sexta temos nossa primeira ultra!!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A segunda gravidez

Todo mundo fala que uma gravidez é bem diferente da outra... por enquanto não vi diferenças. Estou tendo as mesmas tonturas, um pouco mais forte é verdade, do que na gravidez da Gaby, também não sinto um aumento da fome, nem nada do tipo.
Agora o que é diferente mesmo é o tamanho da barriga!!! Ela já está bem grande para quem está com 6 semanas apenas... já dá para ver legal que estou grávida. Meus seios também estão ficando bem maiores, já até tirei os sutiãs do fundo do guarda-roupa para lavar e começar a usar... Outra diferença é que trabalho bem menos do que na gravidez da pequena, tenho um cargo somente e isso me deixa mais tranquila e menos afobada, com tempo para cuidar bem da alimentação, descansar e cuidar de tudo por aqui. 
Também estou me cuidando mais, fazendo yoga e massagem, coisas que eu nem pensava em 2008... e isso tem me feito um bem danado. O yoga me faz perceber meu corpo em sua plenitude, aprender a respirar, me alonga e isso me ajuda com as dores na coluna. E a massagem me tranquiliza, me restabelece, sem contar que é uma delícia conversar com a Manu, que tem me dado várias dicas sobre alimentação e cuidados com a gente. 
E conto com o carinho super megar blaster da pequena, que tem se mostrado super carinhosa com o nenê, beija a minha barriga, faz carinho, conversa... uma gostosura que eu pretendo manter assim sempre!! Para que eles possam ser muito amigos e unidos!!!
A reforma aqui em casa continua e eu dei uma desencanada na poeira, só estou limpando para valer no final de semana, que é quando estamos lavando as roupas também ou se acumula demais na semana, eu lavo e peço para minha mãe colocar na casa dela para secar, porque aqui está impraticável isso... mas tudo tem seu propósito, não precisaremos nos preocupar com a chuva no verão!!
E depois da parte externa estamos querendo embalar e já trocar os pisos internos, aí sim uma complicação porque vai envolver ter que ficar  uns dias na minha mãe e sabemos que será mais complicados pois eu tenho um ritmo, um estilo e ela tem outro completamente diferente. Mas será necessário, pois não teremos como ficar em casa, temos muitos móveis e roupas, então penso em colocar todas as roupas, calçados e brinquedos na sala de cima, que em breve será desativada para o yoga e os móveis iremos tirando dos quartos e colocando onde der... mas depois de tudo pronto a casa ficará extremamente saudável e pronto para receber o novo membro de nossa família!!! 

sábado, 18 de agosto de 2012

A garganta infamada e o irmão (ã)

Gaby ficou desde sábado passado com febre oscilando entre 38,6 a 39,4 e nada baixava essa febre apesar de estar sendo medicada com antibióticos... e nada da gente entender o motivo de tal febre não ceder nunca. Eu não havia contado a ela sobre a gravidez, por medo sei lá... mas ela sozinha vinha falando que já tinha bebê na minha barriga e até chegou a beijar o "irmão".
A Manu minha terapeuta, me disse ser uma bobeira não contar a ela pois ela queria falar com o irmão que sabia existir mas eu não admitia, então na cabecinha dela ficava um nó e na garganta aquilo preso se transformava em inflamação (metafísica pura para quem não acreditar, dá  uma lida em Cristina Cairo...).
O fato é que na terça na hora do almoço ela vomitou tudo e decidi correr com ela para São Paulo. Lá o médico disse que não tinha mais  nada para fazer, ela já estava sendo medicada e era só esperar a febre ceder... quarta eu tive a primeira consulta com o obstetra e resolvi contar a ela quando cheguei em casa.
Ela ficou super feliz, beijou a barriga e falou que amava o irmão e a mim...quase morri né? E não é que desde então a febre sumiu? Minha filhota é muito sensível e expressa suas emoções através de seu corpo, então temos que ficar de olho em tudo nela, para que ela não somatize os problemas, angústias em doenças no corpo...
Com o segundinho corre tudo bem, barriguinha já aparecendo, algumas tonturas mas nada muito severo. O médico pediu vários exames e marquei a primeira ultra para o dia 31. E seguimos com nossa reforma, agora pensando ainda mais no que vamos fazer na parte interna da casa e nas mudanças que ocorrerão nos quartos.
Tenho pesquisado várias idéias para ambos os quartos e para o quarto de brinquedos, agora falta só executar, mas tudo depende da troca dos pisos e da pintura das paredes... com calma fazemos tudo!!!

O segundo filho

Agora que contamos para grande parte de nossa família vou contar aqui também: estamos esperando nosso segundinho!!!
Descobri na quinta passada e estamos todos felizes na espera de um novo bebê!!!
Vou colocar os textos que eu já havia escrito, mas não postado pois estávamos esperando contar aos familiares...

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A saga da reforma...

Bem que dizem que quando a gente começa a mexer na casa vão aparecendo um milhão de outras coisas para serem feitas!!! O telhado ainda está sendo refeito e estamos vendo como as madeiras estavam estragadas e mal colocadas, a ponto desse treco despencar e acabar com tudo em nossa casa. Deus cuidou bem da gente para que nada de grave acontecesse... somente os vazamentos de água, que acho que eram mais um alerta para tudo que estava embaixo das telhas.
Bom, nosso plano inicial para o final de semana era ir para São Paulo e fazer pesquisa de preços nas grandes lojas, mas a pequena resolveu ter febre novamente e mudamos tudo. Fomos com ela para o hospital, lá foi feito raio-x e a face dela está com um pouco de secreção, também pudera né? Poeira aqui em casa, mesmo eu limpando para caramba não consigo tirar as particulas do ar, o tempo mega seco que vem fazendo e a rinite dela, contribuiram para isso. Depois que saimos do hospital fomos dar uma olhada nas lojas de Mogi mesmo, gostamos de alguns pisos para a parte externa e aproveitamos para dar uma olhada em porcelanato para dentro de casa.
Iriamos mexer na casa por dentro mais para frente mas teremos que antecipar os planos... o piso de madeira está todo quebrando e se soltando, então não dá para enrolar muito. Mas não vamos colocar porcelanato em tudo senão a casa ficará muito fria. Colocaremos piso laminado na parte dos quartos e corredor e porcelanato nas salas e escritório. A sala de cima continuará com madeira, porém pretendo contratar uma pessoa que entenda mesmo do assunto para passar sinteco e calafetar novamente no futuro.
Estou dando uma olhada em algumas idéias para quarto de criança, tanto para a Gaby quanto para o quarto de brinquedos e minha cabeça tem fervilhado!!! Vou me sentar com ela para gente decidir que cor usar em seu quarto e vou mudar tudo depois que o piso for colocado. A primeira coisa que vou tirar será a divisória de gesso que só serve para juntar pó (no quarto do próximo filho com certeza não vou colocar!). E quero uma cor mais viva para as paredes, pelo menos para uma delas... o tema ainda vou definir, mas ela gosta de borboletas e provavelmente faremos vários enfeites para colocar nas paredes...
E vamos pesquisando e correndo atrás de tudo para deixar nossa casa cada vez mais gostosa!!

sábado, 11 de agosto de 2012

Dia dos PAIS

O que seria da nossa vida sem nossos pais? Digo nossa, me baseando aqui em casa, pelo Bruno, eu e a Gaby. Sim, cada um de nós tem uma história forte com os pais...
O Bruno que teve que ir morar com o pai dele após ter perdido a mãe dele super cedo num acidente de carro, quando ainda ia completar 12 anos, teve que aprender a lidar com toda uma nova realidade, nova cidade, novos amigos e novas situações e que graças a Deus teve todo o apoio e estrutura de sua família a seu lado sempre. E o sr. Edivaldo que se mostrou um ótimo pai (depois de alguns percalços) e vem sendo um ótimo avô!!! Um avô pelo qual a pequena é apaixonada desde sempre, que se veste de Papai Noel e não tem vergonha disso, que trabalhar de madrugada mesmo não tendo mais idade para isso, que procura ser feliz!!! 
Eu que tenho meu pai sempre ao meu lado em todas as situações, sejam elas tristes ou felizes. Aquele que dá bronca com sua voz de trovão e que até hoje se falar assim comigo eu choro, que pode não ter sido um pai muito presente enquanto eu era criança, pois se matava de trabalhar para dar uma vida confortável para mim e meu irmão, mas que mesmo assim fazia questão de ter várias festas em família para poder curtir a todos,   que aconselha e não nos deixa entrar em roubadas e nos faz pensar sempre em boas opções, aquele que me acompanhou em tudo na época do casamento e da compra de nossa casa, que ficou encantado com a notícia de que seria avô, que baba muito na netinha e faz de tudo para ela ficar feliz!!! 
E o papai Bruno...  o que falar dele então? Acho que foi  uma surpresa geral, acho que até para ele mesmo, ser um pai tão bom!!! Um pai presente desde sempre, desde o primeiro teste positivo até a hora do parto, que ficou comigo em todos os momentos e situações, que nos acompanha sempre que pode ao médico e quando não pode fica ligando para ver como estamos, que leva e busca a pequena na escola (sem se atrasar, rsrsrs!!!), que é carinhoso, que brinca de boneca e até passa maquiagem na pequena, que ajuda nas coisas de nossa casa, que ajuda nas festas, que toma conta dela sempre que eu preciso...enfim um mega PAI e um mega COMPANHEIRO, porque pai para mim é isso, é ser parceiro da mãe e não querer competir com ela... 
Sou muito feliz por Deus ter me dado esses três modelos de pai para guiar e cuidar de nossa vida. Eu e Gaby amamos vocês mais do que tudo!!! 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Segundinho a caminho!!!

Estamos muito felizes!!! Nosso segundinho já está aqui na barriga da mamãe. Depois de um ano tentando engravidar deu certo. E parece que a Gaby já estava sentindo a chegada do irmão ou irmã bem antes da gente ter idéia disso... estava manhosa, chorona, dramática, mas o mais importante, estava falando no irmão o tempo todo!!! Era um tal que ia ensinar isso, ensinar aquilo.
E como na gravidez dela, as coincidências antes da descoberta foram imensas!!! Na época da Gaby eu ia fazer luzes no cabelo e já na cadeira da cabelereira desisti...semana passada eu tinha uma progressiva marcada e quando cheguei na cabelereira ela disse que não poderia me atender.
Quando fiquei grávida da Gaby estava fazendo RPG e tive que parar, agora estou fazendo fisioterapia, teoricamente não tenho que parar.
Quando fiz o exame da Gaby eu tinha reunião de pais em SP e quando fiz dessa vez adivinha? Reunião de pais!!! É muita coisa coicidindo...
Mas o importante agora é me cuidar, cuidar muito bem da saúde e alimentação. Ainda não contamos para a Gaby, quero esperar a primeira ultra para ela poder ver o coração do irmão batendo!!!
Contamos somente para nossos pais e meu irmão. Minha mãe falou que só acreditava vendo, fiquei chateada, claro, como assim, só vendo? Vai entender minha mãe... meu pai ficou todo radiante e meu irmão também gostou. O Bruno ligou para o sr. Edivaldo e ele também ficou muito feliz!!! Semana que vem tenho médico e dependendo do que ele falar irei contar para nossa filhota que irá ficar super feliz!!!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dica para donas de casa

Tá certo que eu não sou somente dona de casa, trabalho no período da tarde, mas também sou dona da casa e de casa...rsrsr. E como meu tempo é corrido e o trabalho de casa nunca acaba, procuro sempre produtos que possam me ajudar e facilitar no dia-a-dia. E eis que em minhas buscas por coisas que me facilitassem o serviço, vi alguns aspiradores de pó verticais e me interessei pelo assunto, porque numa casa onde TODOS são alérgicos, vassoura todo dia não rola né? E viver só de passar pano acaba virando uma meleca só... então eu até tentei passar nosso aspirador trambolhão pela casa, mas não deu, ele não tem rodinhas (claro, velharia), é pesado e eu fiquei com mais dor na coluna que o normal.
Então depois de muita pesquisa, sobre qualidade e preço também, me decidi pelo aspirado Easy Clean da Philco. Ele é fácil de usar, vem com uma lampada para iluminar onde estamos usando, um filtro para ajudar a limpar o ar que sai dele, não é pesado, enfim bem prático. Ele chegou ontem e já fiz o teste agora de manhã, rapidinho dei uma limpada na casa toda!!! E olha que o meu drama era porque meu piso é de madeira e tinha medo de acabar de detonar ele, mas não... ele tem umas cerdas embaixo e pode ser usado em todo tipo de piso!!! 
Uma ótima dica para todas!!! 

sábado, 4 de agosto de 2012

Obras e a filhota crescendo

Continuamos com as obras aqui em casa, é claro! É tanta coisa que não irá acabar tão rápido, apesar dos pedreiros estarem trabalhando bem. O problema é a desorganização para pedir materiais.... acho que é uma coisa que todos eles tem em comum. Precisam de um determinado material e não se organizam para pedir antes e quando pedem é para a hora... coisa que não dá para acontecer com a maioria dos materias, porque estamos usando muita madeira e a madereira com preço bom fica em outra cidade e as entregas são concorridas né? Na quarta o Bruno teve que até ir buscar as madeiras com o carro do amigo dele para os pedreiros poderem trabalhar. Mas o importante é que estão conseguindo dar conta do serviço, já terminaram a parte do telhado dos quartos, falta somente o acabamento e nossa garagem já está toda destelhada e eles começaram a colocar as ripas no lugar certo. E ontem antes de sair deixaram todo o quintal limpo, pois estava uma loucura andar por ele e eu precisava lavar as roupas... enquanto a obra continuar por aqui vou ter que lavar roupas aos finais de semana e colocar para secar e o que não der tempo terei que mandar para a casa da minha mãe.
Teremos que mudar nossos planos para a compra dos pisos externos, pois como eles estão fazendo as coisas com uma velocidade boa, iremos adiantar as compras em quase 1 mês. Então no próximo final de semana sairemos em busca dos pisos... ainda não tenho idéia de qual tipo quero, cor, modelo nem nada... perdidinha. Mas vou dar uma pesquisada na net e ver o que encontro. Uma coisa é certa, o deck de madeira que eu queria colocar no fundo será desmontável, com peças pequenas, assim conseguimos tirar quando queremos e sempre variar o formato do quintal.

Agora minha filhota está crescendo cada vez mais rápido e não digo em tamanho e sim em inteligência. Cada dia que passa é uma nova surpresa, um novo acontecimento. Domingo passado fiquei super emocionada quando estávamos assistindo a competição de Ginástica na Olímpiada e ela disse que quando crescer vai querer fazer... quase me derreti com o pedido dela, afinal em AMO ginástica, fiz durante muitos anos e se pudesse teria continuado, mas minha mão e a idade não permitiram. Mas se for a vontade dela, com certeza irei levá-la para as aulas... com uma emoção danada no peito.
Ela agora brinca muito mais tempo sozinha, inventando falas e vozes para os personagens. Consegue inventar toda uma brincadeira e não necessita tanto de nossa presença o tempo todo. Continua pedindo muito para ter um irmão, mas isso não depende dela né? E sim do papai e mamãe conseguirem acertar a data do período fértil, rsrsrs e isso será na hora em que Deus quiser, claro.
Ontem a noite por exemplo ela chegou da escola e quis brincar em seu quarto. Eu tinha arrumado uma gaveta com seus maios e biquinis, roupas de balé e coisas da praia. De repente surge ela na sala com toda a roupa do balé vestida... e ainda ficou dançando para gente ver. Uma graça!!!
Os programas de tv também estão variando muito, ela está aceitando ver outros desenhos que não são os do Nick Jr. Também anda falando de tudo, perguntando sobre tudo, querendo entender cada vez mais o mundo!!!
Uma fase mega gostosa!!!