quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O que sua família faz para ajudar o planeta?

A questão da reciclagem e separação do lixo está tão em alta que até no desenho do Sid o Cientista falou sobre isso. Aqui em casa também nos preocupamos muito com isso, tanto que sempre separamos o lixo reciclável do não reciclável. Mas aqui na minha cidade não temos coleta seletiva e nem planos para isso, então todo o material que é separado por aqui, eu levo para a escola na qual trabalho e lá ele é vendido depois para uma cooperativa de material reciclado e a verba (que é minima diga-se de passagem) é usada para alguma emergência na escola, tipo lâmpada queimada, balas para as crianças e outras coisas. 
Fora que podemos dar utilidades mil as coisas que temos em casa. Potes de sorvete, servem para guardar pequena peças, brinquedinhos e tal. Caixas de sapato podemos organizar produtos de limpeza na despensa. Potes de maionese ou requeijão dão ótimos porta giz de cera ou massinha. Embalagens de Ferreiro Rocher eu uso para guardar meus carimbos de scrap, garrafas pet dão ótimos vasos. Entre outras infinitas possibilidas. Uma rápida pesquisada na net e podemos ver muitos jeitos de reaproveitar uma embalagem vazia em nossa casa. E se a pessoa tiver uma habilidade artistica pode ainda enfeitar o reciclável e ficar super bonito.
Fora da questão da reciclagem, aqui em casa ainda procuramos cuidar do meio ambiente com outras atitudes. Trocamos a grande maioria das lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes, que além de economizar ainda duram mais. Utilizamos a luz natural o quanto podemos e procuramos acender as luzes mesmo só quando há a necessidade. Não deixamos nenhum elétrodoméstico em stand by ligado, sempre tiramos da tomada. São pequena atitudes que contribuem tanto com a natureza quanto com nosso bolso.
Temos uma grande área em nossa casa que não tem piso, uma que tem somente terra mesmo, que fica na lateral da casa e ainda não decidimos o que será feito dela, mas não será colocado piso, isso é uma certeza que tenho, provavelmente um  jardim feito com pedriscos e plantas de sombra e o nosso jardim na parte da frente da casa. Essa grande área com terra, ajuda na drenagem da água da chuva, contribuindo com a natureza. 
Deixamos também um grande tambor embaixo da calha em época de chuva, para colher a água e utilizar na lavagem dos quintais. Ainda não consegui me habituar a recolher a água da máquina de lavar, até porque geralmente coloco as roupas para lavar a noite, para a máquina trabalhar em seu ciclo completo e sem que eu fique com pressa porque quero estender. Outra coisa que fazemos aqui, é deixar juntar pelo menos 1 cesto inteiro de roupas para lavar. Procuro utilizar sempre a capacidade máxima da máquina, outra vez visando a economia de tempo e dinheiro. Seco sempre que possível as roupas usando o sol, raramente utilizo a máquina de secar (da minha mãe), conheço muitas pessoas que mesmo o sol estando super forte utilizam a secadora... um gasto desnecessário ao meu ver, a não ser quando não se tem espaço para secar. Para passar é o mesmo esquema: deixo juntar e só passo o que realmente é necessário. Tenho pendurado a maioria das roupas em cabides próprios para isso e dobrado já ao recolher as roupas o que evita que elas se amassem se ficarem guardadas, já tiro do varal e vou dobrando.
Aos poucos vamos explicando a Gaby o que podemos jogar fora e o que vamos colocar nas sacolas da reciclagem. Quero daqui a algum tempo comprar cestos de lixo com as cores certas e ir ensinando a pequena a já fazer a coleta seletiva de verdade. 
Em minha escola isso está tentando ser implementado, mas exige boa vontade e participação de todos, então fica complicado. Em nossa casa a coisa flui melhor. E tudo é questão de hábito. Hoje acho super natural comer um danone, passar uma água no potinho e já colocar na sacolinha. E a moça que me ajuda aqui em casa (por ser mãe de uma aluna minha) já sabe qual o esquema de guardar o que dá para reciclar. 
E assim vamos tentando colaborar pelo menos um pouquinho com um meio ambiente mais saudável e limpo.

Um comentário:

Chama a mamãe disse...

Oi Sylvia,
Muito legal sua iniciativa! Aqui em casa, ensinamos a Eloise a cuidar das plantas, ela rega, abraça, tem maior carinho pelas plantinhas.
E no demais tomamos os cuidados com o uso consciente da água e em aproveitar tudo que é possível para reciclarmos.
Bjos