Lendo tantos blogs por aí a gente acaba tendo uma idéias para escrever alguns posts, mas com a correria do dia-a-dia acaba deixando para depois e alguns acabam se perdendo. Mas hoje vou escrever aqui um pouquinho sobre o tipo de pais que nós dois procuramos ser para nossa filha. Sim, hoje vou falar um pouco de como maridinho é também em relação aos cuidados e educação de nossa filha, até porque ontem estivemos o dia todo com um casal amigo nosso e pelo pouco tempo em que ficamos juntos percebemos que os dois não tem a mesma visão sobre educar e cuidar da filha deles... e isso só irá se refletir na própria criança.
Aqui em casa procuramos sempre que possível agir da mesma forma com a Gaby, se eu falo não, papai não se intromete e se ele fala eu não me meto. E tem dado certo, ela sabe que tem que respeitar e obedecer os dois e não tem aquela idéia de que minha mãe briga, papai não, então eu corro para ele cada vez que ela briga e vice-versa.
Nós dois somos pais que:
* adoram sentar juntinho com a cria e ver desenhos, de todo tipo que for. Pode ser curtinho, comprido, chato, engraçado, sempre que podemos estamos os dois lá sentados com ela, assistindo, aprendendo as músicas e até dançando!!!
* brincamos juntos com ela. Do que for: massinha, boneca, motoca, piscina, no parque, com os cachorros, monta-monta.
* damos muito carinho e atenção. Pegamos muito no colo, deitamos juntos na hora de dormir, rezamos e ensinamos ela a rezar.
* somos pais que não ligam se a criança brinca na terra, na areia, se suja com tinta, fica encardida, se molha. Eu até sou mais relax que o papai, que ainda fica com um pé atrás com a água, eu deixo mesmo. Tem mais é que se divertir, bagunçar, nada que um bom banho não resolva e o OMO não me ajude a limpar depois...rsrsrs
* somos pais que se preocupam com a alimentação dela, a ponto até de mudar muita coisa até na nossa alimentação, paramos praticamente com os refris, comemos muito mais saladas e legumes, e eu principalmente reaprendi o prazer de comer uma fruta depois da refeição... coisa que há anos eu não fazia.
* cantamos com ela. De tudo, música de criança, música do rádio, da novela, dos desenhos, da escola. Fazemos questão de aprender todas as músicas que ela aprende e olha que ela tem uma baita facilidade para isso. E também ensino muitas músicas a ela.
* somos pais que gostam de ler e contar histórias para ela. Sempre que ela pede lemos um livro ou eu conto uma história, e olha que nem na escola eu não conto histórias sem livro, eu me perco e tal, mas com ela consigo contar e interpretar os personagens numa boa. E adoramos comprar livros para ela... nos dá um prazer enorme.
* adoramos viajar com ela. Não nos vemos na situação de deixá-la com meus pais para curtir uma viagem só nossa. Pra gente, ter filho significa uma extensão do nosso corpo e por isso não tem como deixar parte dele para trás...
* somos pais que tem procurado ensinar a pequena a respeitar e conviver com os animais e com a natureza. Ela nos ajuda com os cuidados com o jardim, colocando água nas plantas, plantando comigo e com os animais ela costuma brincar e vai junto com o papai colocar ração para os cachorros e do seu peixinho Red.
* somos pais que ensinam a organizar seus brinquedos no lugar correto. Acho que desde pequena tendo noção de como se faz, futuramente não teremos trabalho quando for necessário lhe dar pequenas obrigações, como arrumar a cama, colocar louça na mesa, enxugar uma louça...
* somos pais que decidimos que o melhor lugar para a pequena ficar enquanto trabalhamos é a escola. Nada de babá, vovó e outras pessoas cuidando. Criança tem que se relacionar com criança e ponto final. Sem contar que ela tem aprendido tanta coisa, que mesmo se eu ficasse em casa com ela, tenho certeza de que não ensinaria, o ritmo dentro da escola é outro e o contato dela com outras crianças a ajuda a crescer e se desenvolver mais.
* somos pais que não pensamos duas vezes em faltar no serviço ou no escritório para cuidar dela quando está doente. O resto a gente resolve depois...
* somos pais que dão bronca, colocam na cadeirinha do pensamento, que falam alto... e que já deram uns tapinhas no bumbum... coisa que estamos evitando ao máximo, para que ela aprenda a nos respeitar por meio da conversa e não da agressão e tem funcionado.
* somos pais que dão bronca, colocam na cadeirinha do pensamento, que falam alto... e que já deram uns tapinhas no bumbum... coisa que estamos evitando ao máximo, para que ela aprenda a nos respeitar por meio da conversa e não da agressão e tem funcionado.
Agora não somos pais que:
* se preocupam com o que os outros vão pensar... se somos bravos, se falamos muito firme com ela, se preferimos não sair para não estressar demais ela depois de um dia cansativo. O que os outros pensam não nos diz respeito.
* que só comemos produtos orgânicos... hoje isso está tão na moda que os produtos são absurdamente caros e nem sempre tão bem cultivados (vide caso da bactéria da Europa). Então consumimos legumes e verduras cultivados da forma tradicional e lavamos muito bem tudo o que vai a nossa mesa.
* que se preocupam em usar roupas de marca... isso não leva ninguém a lugar nenhum. Amamos roupas bonitas e confortáveis, isso sim.
* não ficamos comparando nossa filha com o filho dos outros. Cada um é cada um, cada família sabe onde aperta seu calo e como educa seu filho... somente olhamos.
* não falamos mais do filho dos outros, tudo o que falamos cai em nossa testa.... então melhor evitar.
* não apoiamos e nem incentivamos que ela use coisas inadequadas para sua idade, tipo esmaltes, maquiagens, roupas extravagantes. Criança tem que ser criança e ponto final.
* não deixamos ela assistir qualquer coisa na tv. Controlamos mesmo o que vê. Até os desenhos são selecionados antes... melhor evitar coisas inadequadas do que ter que ficar dando explicações sobre temas que não são próprios para sua faixa etária.
* eu, mais do que o papai, não sou mãe que tem necessidade de ficar em cima dela o tempo todo em que estamos juntas em casa. Há momentos em que ela precisa ficar sozinha, seja para aprender a brincar sem precisar da nossa orientação, seja para inventar suas brincadeiras... e mamãe também tem outras coisas para fazer, então não dá para ficar lá disponível o tempo todo e principalmente porque ela tem que aprender a nos buscar quando sentir necessidade e não aprender a ficar nos gritando sempre que precisar de algo... coisa que estou aprendendo no livro da Diane Levy. Já o papai tem mais dificuldade com isso, mas aos poucos ele vai se acostumando... até porque tem vezes que ele precisa desenhar e não consegue porque acha que deve ficar com ela na sala vendo tv, mas ele pode fazer um pouco isso e desenhar um pouco...
Enfim, somos os melhores pais que podemos ser para nossa filha. E esperamos continuar sendo e procurando melhorar cada vez mais.

3 comentários:
Parabéns papai e mamãe,
Descobri que temos muitas coisas em comum, e acho que estamos no caminho certo! Afinal é o que nós achamos e tem dado certo não é mesmo?
Como você mesmo disse, não damos muita importancia para o que pensam sobre nós, o importante é nós sabermos quem nós somos!
Bjos
Concordo como vc cria sua filha e quero criar meu pequeno do mesmo jeito...
Cada criança é uma criança, e opiniões de outras pessoas são bem vindas ate que queiram se intrometer e que façam do jeito delas, ai o trem pega...
bjos
Acho muito certo o jeito como vc e o marido seguem com a educação da Gaby. Por aqui também estamos indo pelos mesmos caminhos e por enquanto está dando certo. Bom saber que temos muita coisa em comum!!
Beijos
Paty
www.profissaomamae.blogspot.com
Postar um comentário