domingo, 3 de fevereiro de 2013

Síndrome de Peter Pan e o medo da morte...

Já faz tempo que a Gaby fica falando que não quer crescer, que quer ser crianças para sempre e eu nunca conseguia entender o motivo. Eu sempre falava a ela que mesmo quando ela fosse grande eu a amaria, a pegaria no colo, brincaria junto e tal, com medo de que ela assimilasse o crescimento dela a perda do nosso carinho. 
Mas em uma noite tentando fazer ela dormir, ela vira e fala que não quer crescer. Eu falo a ela que é legal crescer, que a gente pode fazer várias outras coisas, como pintar as unhas, andar de salto, sair com os amigos... e ela vira e fala que não quer crescer porque não quer MORRER. Gente, como assim? De onde ela tirou isso? Ela não teve contato com ninguém que tenha morrido, a não ser quando eu estava grávida e perdi meu avô, mas nem foi uma coisa traumática, pois todos estávamos esperando sua passagem pois já estava bem doente... ela não vê isso em filmes, desenhos, novelas nem nada...então de onde saiu essa associação? Só posso concluir que seja dos nossos comentários sobre como os nossos avós foram morar com Papai do Céu, sobre o fato de estarem velhinhos e tal... mas daí a pensar que não quer crescer por conta disso é muito né?
Comentando isso com o Bruno ele também falou que não lida muito bem com a questão da morte, que para ele é até difícil falar disso. Até entendo o lado dele, perdeu a mãe quando ainda era criança, antes dos 12 anos... e carrega isso até hoje. Mas ainda não consigo entender isso na pequena...
E hoje novamente o assunto apareceu. Estávamos voltando da casa dos meus pais e ela me falou se quando estiver do tamanho dos meus alunos vai poder fazer balé em uma escola de verdade. Eu digo que sim e que se ela gostar muito quando crescer poderá ser uma grande bailarina, viajar e tal... silêncio no carro... e de repente ela solta: mas eu não quero crescer, quero ser bailarina sempre criança, eu não quero crescer para não morrer... e caiu no choro. Um choro sentido, doido mesmo. A acolhi no colo, a acalmei e mudei totalmente o foco do assunto, fomos brincar e ela esqueceu. 
Mas já não sabemos o que fazer e como conversar sobre o assunto. E antes que perguntem isso acontece bem antes de pensarmos em ter outro bebê... não é uma coisa recente, mas que tem se agravado ultimamente... alguma dica?

Um comentário:

Unknown disse...

Ai Sy...
Fiquei muito "alegre" com o fato de a Gaby fazer essa ligação tão complexas né?! Na hora que eu estava lendo o seu post, alias, leio sempre que posso, pq amo (parabens pela gravidez tããããooo desejada) e tive uma ideia, que tal, não sei se já tentou, rs, acalmá-la dizendo que vai demorar muito pra crescer, e que vai ficar uma bailarina pequenina por muito tempo... a ideia foi, passar pra ela que ela não vai crescer, pelo menos não tão cedo, e o crescimento vai acontecendo naturalmente e nem vai perceber... Eu acredito que se essa ideia esta pertubando tanto ela tadinha, deixa ela achar que vai ficar criança pra quase sempre, mesmo pq a gente sabe que tem muito"adulto-criança" por ai né , talvez qdo tiver mais grandinha, esse assunto seja mais tranquilo pra elaSy... Bjks... Boa sorte com as pequenas...