quarta-feira, 30 de março de 2011

Gaby tossiu muito ontem a noite... e percebi que o nariz está meio chatinho. Dei um xarope e estou esperando para ver qual vai ser a evolução do quadro. Espero que não seja nada de mais grave. 
Agora que praticamente já terminei os convites e as sacolinhas (ainda faltam alguns detalhes do convite e terminar de colar as sacolas, mas isso é rápido), estamos começando a pensar no cardápio para a festa. Como o tema é fazenda, quero fazer comidas que realmente tenham a ver com o tema. Pensei em fazer tortas salgadas variadas, pão de queijo, broas, bolos de fubá e milho, milho verde na espiga, pipoca, cachorro quente, pão com carne maluca, mini pizza e docinhos em geral. Claro que nem tudo é da fazenda, mas como é uma festa de criança vou fazer um cardápio que seja de agrado delas... mas ainda não sei se vamos fazer mais coisas ou não. Os doces é mais fácil para decidir porque vou fazer o básico mesmo: brigadeiro, beijinho, cajuzinho, brigadeiro de colher, cupcakes, bolo e a mesa de guloseimas e claro que iremos fazer algumas compotas, afinal fazenda tem que ter doce de laranja, de coco e outros mais. 
Não quero fazer nada frito porque pra mim tem ser frito na hora e como não vamos contar com garçons acho que não rola. Colocarei nas mesas um cardápio e avisarei embaixo dele que o serviço é Self Service, para que cada convidade se sinta a vontade para ir pegar as comidas. E o horário também vai ser mais tranquilo, estamos pensando em 16 ou 17 horas, ainda não está fechado, mas até o comecinho de abril temos que decidir para eu imprimir a parte interna do convite com os dados, porque iremos para Minas e tem que estar tudo pronto até la. 

terça-feira, 29 de março de 2011

Papai ainda anda fazenda hora extra por conta do desenho e até a Gaby já entendeu isso, tanto que ontem na hora de dormir ele foi dar bença e beijo e ela logo virou para ele "pai, esenhá"... ela tem sentido muita falta dele e eu também é claro, mas percebo que como ele ficou em casa mas sem poder dar atenção para ela, ela ficou bastante carente. Toda hora pega na mão dele e fala "levanta pai, xai, colo" tipo pedindo para ele parar de desenhar e dar colo para ela. Bom, mas está quase acabando o desenho e depois teremos mais tempo juntos.
Ontem eu a levei na escola e na hora de dar tchau ela começou a chorar, mas foi só ver uma das amigas da sala que me esqueceu e entrou numa boa. 
A noite demos muito risada com ela falando o nome de todos que a gente perguntava. Perguntei o nome de várias pessoas e ela foi falando, mesmo daqueles que ela não tem muito contato:
- dinda Bábala
- dindo Eton
- Manda
- dinda Govana
- papai Buno
- mamãe Xulvia
- vovô Jula
- vovó Aisse
- vovô Ebaldo
- titio Silasa
- tia Jú
- bisa Put
Acho muito lindo ela falando de tudo e complentando cada dia mais suas frases e expressando seus sentimentos e emoções. E se Deus quiser nós contiuaremos estimulando sempre nossa pequena para que ela saiba se comunicar cada vez melhor e mais claramente.

sábado, 26 de março de 2011

Mamãe tecla SAP, tagarela

Gaby já está bem graças a Deus. Os dias em que ela ficou em casa foram muito importantes para que ela se recuperasse tranquilamente e para que eu pudesse cuidar melhor dela. Nas sonecas da tarde ela tem dado um belo baile para dormir... fica virando o tempo todo, olha pra mim, dá risada, conversa e nada de dormir, só quando falo muito firme com ela é que ela acaba dormindo.
Também tem falado bem mais e formado várias frases. Papai que tem ficado perdido nas falas dela, ele tem andado super ocupado com um baita projeto que está com prazo vencido para entregar e não tem ficado muito com ela, mesmo tendo ficado em casa desde quinta desenhando, então de vez em quando ele vem me perguntar o que quer dizer as coisas que ela tem falado.
Hoje mesmo isso aconteceu. Acabamos de jantar e ela foi para a sala e pediu para assistir "Xuxa moneco" papai voltou até a cozinha para perguntar o que era e eu expliquei que era o Xuxa 3 que tem um boneco que aparece no começo...rsrsrsr.... ela tem falado assim agora, vai falando o que quer ver e o que quer comer.
Como o intestino dela ainda está ruim, toda vez que vou trocá-la falo que ela tem que beber bastante água para ele não ficar duro e tal e ela me vira e fala "xovete, bolo, cuco..." (sorvete, bolo e suco), posso com isso?
De madrugada também ela pulou para nossa cama e fui dar o remédio a ela, ela abriu a boca de boa e tomou. Depois ficou pedindo o travesseiro dela e queria dormir comigo.
Os telefones aqui em casa tem reinado. Ela pega o telefone de mentira (estragado) e fica com ele na orelha falando: "alo, bejo, tchau, papai, vovô ebaldo...." e assim vai. E quando alguém liga aqui em casa ela corre no escritório para pegar o telefone sem fio e conversar também.
Outra coisa engraçada é quando toca a campainha aqui em casa e eu grito "Quem é?", porque nosso portão é todo fechado e não dá para ver quem está do lado de fora e agora sempre que toca ela grita quem é....rsrsrs.
Ontem recebemos a visita da Paulinha, Ricardo e Davi aqui em casa. O Ricardo veio instalar o Corel e me ensinar a mexer nele para ver se consigo fazer as artes para a festa da Gaby e ela se acabou de brincar com o Davi. Acho super legal quando tem mais criança aqui em casa porque ela interage super bem. Conversa, brinca e vê tv.
E com a tv ela tem interagido muito. Canta junto com as músicas, vai narrando os desenhos mais conhecidos, faz os movimentos das múscias, cada dia ela sabe mais músicas e pedaços de outras. O desenvolvimento da fala dela cresce a cada dia.
Hoje até estava conversando com o Bruno sobre uma possível tese de mestrado (para o futuro), sobre a influência dos pais no desenvolvimento das crianças. Posso ver o quanto a Gaby é esperta com os estimulos que damos a ela todos os dias, seja conversando, brincando, pintando, ensinando a colocar roupas e tal, e vejo meus alunos que não tem os mesmos estimulos em casa o quanto eles sofrem quando chegam a idade escolar... é uma pena, porque é uma coisa que não dá trabalho, basta ir conversando e mostrando as coisas as crianças. Mas infelizmente muitos pais não se preocupam ou não sabem da importância dos estimulos... quem sabe no futuro, quando a Gaby estiver maior eu me dedique a pesquisar isso mais a fundo, não para dar aulas em faculdade, não almejo isso e sim para ajudar os pais e quem sabe escrever textos que ajudem mais pais.
E os preparativos da festa continuam. Já estou quase terminando os convites e ja comecei a colar as sacolinhas surpresa. Tive que usar cola quente porque a cola normal não ia dar certo, ia demorar muito... então para adiantar as coisas estou usando a cola quente mesmo. E tem ficado bem legal as sacolas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Estomatite

Na segunda a noite papai percebeu uma afta na boca da pequena e ficamos encucados com aquilo. Até achei que era por isso que ela não estava mamando tudo e comendo meio mal. Mas na madrugada de segunda para terça ela dormiu mal pra caramba, chorava o tempo todo e colocava a mão na boca. Quando acordamos fui tentar escovar os dentes dela e ela não deixou. Olhei e vi que o céu da boca dela estava meio "grosso". Liguei na escola e pedi para falar com a Giu, que tem gêmeas e um tempo atrás uma delas teve estomatite e ela veio em casa dar uma olhada na Gaby e falou que achava que era isso também. Então achei melhor levá-la ao pediatra e lá fomos nós para uma consulta. E realmente era estomatite, a boca e garganta dela estão cheios de afta e o melhor é que ela não vai poder ir para a escola... e agora pergunto: o que eu faço? Bom já meio que me organizei e ela vai ficar 3ª e 4ª na minha mãe e 5ª e 6ª não vou trabalhar. Vou ficar em casa cuidando dela para melhorar logo. Agora o drama é dar o remédio... ela faz o maior escândalo da face da terra mas depois acaba tomando e quando acaba olha bem pra mim e fala "Cabo?".
A comida está complicado, não tem aceitado nada. Almoçou e jantou sorvete (sim, não tenho neuroses... come o que quiser quando está doente e não vou morrer por isso), me ajudou a fazer gelatinas para ela poder comer e só mamou de madrugada porque a barriguinha estava até roncando. Minha mãe falou que a tarde ela até aceitou comer alguma coisinha mas nada de mamar. Então vamos passar o resto da semana cuidando da boca da pequena e torcendo para que esse ano seja mais tranquilo em relação as doenças da escola... Parte da vida.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Campanha contra o racismo - Unicef


Hoje vamos falar de um assunto que não é sobre o desenvolvimento da Gaby ou suas descobertas, mas que com certeza irá fazer parte de sua vida, assim como fez da minha e de muitas pessoas, o racismo. A Unicef está fazendo uma campanha contra o racismo e eu acho o tema super importante. Ainda não converso sobre isso com a Gaby, acredito ser muito cedo ainda, mas quando ela começar a entender ou questionar, com certeza iremos tratar o assunto da melhor maneira possível.
Bom, no blog Desabafo de Mãe irá ser feita uma blogagem coletiva sobre o tema e então decidi que é importante nossa participação nessa ação. A proposta da Unicef é que contemos a nossa História de Infância Sem Racismo para publicação no site deles, além de divulgar nas nossas redes sociais a campanha. Já me registrei no site deles e vou tentar contar um pouco da minha experiência de vida e de como trato o assunto na escola junto dos meus alunos. 
Eu sou filha de mãe branca e pai mestiço (meu avô era negro e minha avó loira dos olhos azuis), então sou mulata. Mas durante minha vida toda sempre fui tratada como "morena". Acho que as coisas já começam por aí, as pessoas tem medo de dizer a cor real da outra com medo de ofender ou coisa do tipo. Vou ser sincera em dizer que não lembro de nenhum fato marcante de alguém sendo racista a mim... sempre fui bem tratada por todos, apesar de ter estudado e convivido boa parte da minha vida com pessoas de origem oriental e maioria brancos. Mas lembro de um ocorrido com meu pai em um shopping de SP. Fomos fazer compras e meu pai sempre gostou de andar bem a vontade, de havaianas e bermuda e lá fomos nós entrando em uma loja e a atendente já olhou com uma cara de poucos amigos... meu pai pediu para ver uma calça e deu seu número e a moça já respondeu "aqui só trabalhamos com cartão ou dinheiro". Meu pai olhou meio sem graça para ela e disse: "não perguntei a forma de pagamento e sim pedi minha calça". A moça repetiu a prosinha e decidimos sair da loja e ir em outra. Enfim, compramos várias roupas, para meu pai e para mim, a loja vendia tanto feminina quanto masculina e na saída eu fiz questão de voltar a tal loja e mostrar as várias sacolas que tinhamos comprado e olhar bem para a atendente e dizer: "aqui está sua comissão que você perdeu por ficar julgando as pessoas pela cor ou roupa... espero que tenha aprendido". A moça ficou com uma cara de pastel e o gerente veio pedindo mil perdões, então eu lhe disse que era melhor ele treinar mais as moças senão as vendas cairiam muito.
Outra coisa que sempre lembro é da gente viajando de carro e todos os guardas parando meu pai para pedir documentação... um negro dirigindo carrão (há uns 15 ou mais anos atrás) boa coisa não devia ser... e assim era durante toda a viagem, em praticamente todos os postos policiais a gente era parado... ficava até chato. A gente já ia rindo quando via os guardas e falava "lá vai o guarda parar o negão com cara de bicheiro". 
Mas coisas mais graves que isso nunca aconteceu com a gente. 
Infelizmente se tem a cultura (agora até que menos) de que o negro só tem grana se tiver roubado, for jogador de futebol ou traficante. Graças a Deus isso diminuiu muito, estamos vendo vários negros bem sucedidos em suas carreiras e conseguindo mostrar a sociedade seu real valor. 
Agora na escola a coisa fica um pouco mais complicada... dou aula em escola pública, então a variedade de cores é enorme e devemos o tempo todo conversar com as crianças sobre o respeito com o outro. E é complicado pois muitas famílias ainda tem conceitos bem fortes sobre as raças diferentes. Um exemplo: algumas semanas atrás estávamos no parque brincando e as meninas queria brincar de casinha e precisavam arrumar 3 maridos...rsrsrs.... e eu só escutando a discussão delas. Quando uma chega em mim e pergunta:
- Professora, pai não pode ser dessa cor né? (mostrando a cor da pele do outro amigo, que é negro e ela é branca). 
Eu dei risada e falei que podia ser sim. E expliquei a ela a situação da minha casa, onde a minha mãe é da cor da aluna e meu pai é da cor do menino em questão e falei que eu nasci assim e mostrei meu braço a ela. Ela olhou bem e deu um sorriso falando que então não tinha problema. Falei que não e que meu marido era branquinho como ela e que nossa filha era da cor da outra amiguinha. E assim fui mostrando a ela como se formam os casais e como podem nascer os filhos. E a brincadeira delas continuou numa boa.
Aproveitei o assunto para falar com todos quando voltamos para a sala e reforcei muito a importância de não ficar colocando apelidos nos amigos que tem pele escura ou naqueles de origem oriental, super comum em nossa cidade. Aproveitei e li um livro bem legal para tratar o assunto com as crianças, Menina Bonita do laço de fita. Eles se divertiram com a história e entenderam bem a moral dela. 


O problema é trabalhar isso nas famílias... estou até pensando em conversar sobre isso com as mães na reunião de pais, mas primeiro quero bolar um material bem legal para ter fundamentos para passar aos pais. 
Aqui em casa, como casal, já recebemos uns olhares tortos, porque somos de cores super diferentes e de tamanhos muito diferentes também...rsrsrs. Mas sempre levamos numa boa e nunca demos bola para os olhares e atá alguns comentários meio maldosos. Nos aceitamos e nos amamos como somos. E acho que isso é o principal para acabar com o preconceito. O próprio negro se aceitar como é e não  tentar ficar mudando, alisando os cabelos, tingindo, deixando de tomar sol... e outras coisas que a gente vê por aí. Acho que quando cada um se aceitar como é, o próximo também vai passar a vê-lo de outra forma e a tendência é o preconceito diminuir. Bom, essa é minha opinião.

domingo, 20 de março de 2011

Dedetização

Agora nossa casa está dedetizada. Na sexta quando passei em casa para deixar o carro na garagem, de longe vi o tanto de baratas mortas na calçada e dentro da garagem tinha mais um monte!!! Eca!!! No sábado depois do almoço viemos abrir a casa e pegar as benditas mortas. Enchi praticamente um pote desses de paçoca grande. E ainda ficou algumas pelo jardim, eu não ia ficar catando elas com a mão (nem de luva, aí já é demais....). Deixamos a casa bem aberta e no final da tarde voltamos para fechar. Os cachorro também foram tratados e estão sem nenhum carrapato mais e agora daqui pra frente temos que cuidar sempre para que não voltem a aparecer essas pragas neles. 
Hoje pela manhã Gaby até que enfim consegui soltar todo o coco que estava preso em seu intestino (com uma ajudinha de laxante...). O primeiro coco que demorou pra caramba pra sair estava enorme e duro, tive que ajudar a tirar. E depois do almoço ela fez mais um tantão, só que bem mole, acho que agora volta a funcionar o intestino dela legal. E vou parar de dar maracujá para ela para fazer o teste e ver se foram as sementes dele que prenderam o intestino dela ou outra coisa.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dedetização, desabafos de professora

Desde ontem estava arrumando as coisas em casa para a desinsetização que seria feita hoje. Tive que guardar todos os brinquedos da Gaby (e como tem brinquedos, principalmente pelúcias...), porque como ela coloca tudo na boca, fui orientada a agir dessa forma. Guardei tudo da cozinha também, os livros, enfim uma loucura para que tudo ficasse protegido e arrumei nossas coisas para passarmos o dia e a noite na minha mãe. Mas hoje pela manhã quando o cara da empresa chegou e viu o tamanho da Gaby ele achou melhor a gente só voltar no domingo e eu também acho melhor, porque só o cheiro dos equipamentos dele (que estavam na porta da entrada de casa) já era super forte, a gente estava na cozinha e eu achei que ele já tinha começado a fazer o trabalho dele... e os vidros ficaram todos fechados!!! Então ficaremos na minha mãe até domingo, amanhã papai vem em casa, abre tudo, deixa entrar muito ar e depois no domingo voltamos. Acho que só depois do almoço para não ter erro e aí teremos que passar um pano na casa toda. 
Os cachorros também foram fazer tratamento, estão no veterinário desde cedo e hoje irão passar a noite lá. Terão que tirar todos os carrapatos e tomar remédios. 
Papai passou em casa para pegar a chave e pagar o cara e falou que tinha um monte de baratas mortas no quintal... ai ninguém merece, não sou medrosa, não tenho medo delas, mas que são bem nojentas isso são... mas vou ter que limpar né? 
Ontem levei um baita susto na escola... acabei de chegar ao parque e um aluno meu já volta correndo e chorando, de longe eu já enxerguei sangue no rosto dele e corri para ver o que era... ele bateu o rosto no gira gira e cortou, feio. Socorri o menino tremendo de nervoso, é a primeira vez nesses quase 11 anos de trabalho que uma criança minha se machuca tanto. Na hora já interditei o brinquedo e vi que realmente dava para se machucar mesmo nele, está com um buraco de ferrugem e pelo jeito que ele caiu machucava mesmo... a mãe foi super calma e entendeu bem a situação. Ninguém teve culpa... mas dá um aperto enorme no peito. 
Quando a Gaby se machuca eu fico preocupada, claro, mas com o filho dos outros a responsabilidade é muito maior e o medo de acontecer algo é enorme. Mas graças a Deus o menino está bem e não precisou nem levar pontos...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ter ou não babás?

Hoje estava lendo um post sobre ter ou não babás, aqui no Desabafo de Mãe e fiquei pensando em como seria a minha vida com outra pessoa o tempo todo aqui em casa cuidando da minha filha... e acabei chegando a conclusão de que não quero isso realmente para mim! Sou muito centralizadora e quero sempre saber tudo o que está acontecendo e não teria como fazer isso se tivesse outra pessoa cuidando da Gaby para mim. Já tivemos essa experiência e confesso que não foi nada legal. Prefiro muito como está hoje em dia nossa vida.
Não sou contra quem tem, mas vejo que hoje em dia muitas mulheres querem ser mãe mas não querem perder a liberdade que tinham antes. Peraí, como ser mãe e não perder a liberdade? Se desde a barriga já carregamos alguém junto com a gente para todo canto? Acho que a sociedade está meio que distorcendo as coisas e achando que mãe é só para colocar no mundo e que outras pessoas irão cumprir suas funções, como educar, cuidar, dar carinho, etc. 
Eu lido com isso todos os dias, com crianças que são deixadas nas mãos de outras pessoas para que a mãe trabalhe ou simplesmente para que a mãe tenha tempo de fazer suas coisas. Como assim? Ficar com a criança em casa, sem trabalhar e ainda ter ajuda de outra pessoa? Não entendo mesmo... não vou me gabar, mas consigo dar conta de uma baita casa, trabalho, roupas, alimentação, filha e marido sem ajuda. Claro que fico cansada, mas não deixo de tomar meus banhos com calma, meus cabelos e unhas estão sempre arrumados, tudo em seu devido lugar, sem drama nem estresse. 
Acho que cada família tem mesmo que achar qual a melhor solução para sua vida, mas sem querer deixar os cuidados dos filhos para outras pessoas o tempo todo. Temos que ser pais em alguma hora do dia pelo menos. Já tive mães na escola me falando que não sabem o que fazer com os filhos... imagina se ela não sabe, quem vai saber? Tive outra que me falou que não sabia ser mãe da filha dela, porque nunca tinha ficado com a menina, sempre trabalhou e deixou outras pessoas cuidando o tempo todo dela (!!!!) e que queria minha ajuda para educá-la, mas era uma criança tão perdida, tão são referenciais de tudo que foi bem complicado ajudar a mãe e a criança.
Temos que cuidar bem de nossas crianças procurando passar mais tempo com elas e dedicando mais de nossa vida a elas. Mesmo que seja pouco o tempo que temos, esse pouco tem que ser bom. Não dá para querer ter filhos só para agradar ao companheiro ou a sociedade, tem que ser consciente, pensar que ele estará em sua vida para sempre e é sua função ensiná-lo o que deve ser ensinado e fazer dele uma boa pessoa.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Babação de mãe

Vou babar um pouco,  porque eu posso né? Hoje quando cheguei da escola a Gaby estava na sala com o papai, me beijou e olhou bem para a porta e falou "tiangulo". Vê se não é para morrer de orgulho? Nossa porta tem desenhos e eles são em formato de triangulos!!! Fiquei toda orgulhosa porque sempre vou mostrando a ela as formas e falando o nome. E não é só na porta que ela reconhece. Reconhece os quadrados que tem no quadro do meu quarto. 
E agora ela está lá na sala dançanco com a Xuxa só para Baixinhos 3 e fazendo as dancinhas e cantando o que consegue. Fofura da nossa vida!!!

Tagarela!!!!

Deixa eu registrar para não cair no esquecimento. Pequena brincando na cozinha com o telefone. Pega ele e fala:
"alô, shulvia, bejo, tchau" .rsrsrsrs
Achei uma graça ela pegar e falar que era eu e dar beijo e tchau como eu sempre faço quando falo com minhas amigas. Tem que ficar escrito para ela ler quando crescer!!!
Ah!!! E vou atualizar a música do sapo. Agora ela canta assim:
"papo, lagoa, pé, cheléééééée"
Tem tudo que ficar marcado para gente sempre lembrar quando ela for crescendo. Lembrar que ela troca o C pelo P, tipo cima fica pima. Suco é cuco. Sapo é papo. Gabrielly é Gaby eli. LINDA!!!

Caindo da cama, minha palhacinha!!

Desde domingo Gaby anda agitada para caramba na hora de dormir e depois de dormir... tem se mexido demais, grita mamãe o tempo todo, fala não... não sei mais o que fazer. Vou conversando com ela, falo que estou ali perto, faço carinho, mas ela continua agitada. Tão agitada que domingo depois que pegamos no sono, escuto um POF alto e um choro seguido, acho que o instinto foi tão forte que nem olhei para a cama dela, pulei como gato da minha cama e em frações de segundo estava no chão pegando a moça que tinha caído... da minha cama, alta pra caramba e de qualquer jeito. A acalmei e ela ficou pertinho de mim, tentando voltar a dormir, pediu mamá e aproveitei para colocá-la em sua cama e apagou. 
No outro dia olhei e não vi nada de machucado, mas ontem na hora do banho vi um roxinho em seu queixo e fiquei sem saber se foi do tombo da noite ou de muitos outros que ela tem levado durante o dia, porque ela anda elétrica e agora deu para subir em todas as cadeiras, sofás e tudo o que consegue. Mamãe agora tem que ficar com os olhos super abertos para ver o que ela anda fazendo.
Ontem como foi dia do Circo (há controvérsias...rsrsrs) cheguei da escola e quem estava com carinha pintada? Minha filhota e logo que entrei em casa ela foi logo falando "ó, paiaço". Riqueza da minha vida!!! Claro que papai havia registrado a carinha dela assim pintada:




segunda-feira, 14 de março de 2011

Cantora

Gaby está se tornando uma cantora de mão cheia. Já sabe vários trechos de músicas que canto para ela ou ela aprende na escola.
"Boi, boi, boi... menina, caleta"
"Pintinho amalelinho, minha mão"
"Palma, palma, palma, pé, pé, pe, boda, boda, boda (roda) êêê"
" papo chelééééé" sapo não lava o pe, enfase para o chulé...rsrsrsrs
"alanha parede" 
"coco, coco, bate, bate, vila, vila" soco soco, bate bate... nova paixão....
E várias outras que agora não lembro para escrever, mas cada dia que passa vejo que ela está prestando mais atenção as coisas e relacionando o que ouve ao que faz. Estamos vendo seu desenvolvimento a olhos vistos e muito disso se deve aos estímulos que procuro dar a ela em casa e claro à escola, pois lá ela tem convivido com outras crianças e com as professoras que fazem de tudo para estimular os pequenos. 
O tempo que passo com ela procuro sempre estar ensinando coisas a ela, seja músicas, brincadeiras, cores, numerais e até mesmo letras, usando seu tapete de eva do quarto de brinquedos. Claro que tudo sem pressão e pressa, naturalmente brincando, assim como procuro fazer na escola com meus alunos. Tudo tem sua idade e não podemos querer forçar as crianças a aprenderem o que não corresponde a sua idade.

domingo, 13 de março de 2011

Tomates crescendo

Nossos tomatinhos estão crescendo a todo vapor!!! Já demos até mudinhas para o professor de Yoga. E mamãe teve que fazer um replantio para que eles pudessem crescer fortes e dar frutos. Pena não ter registrado tão seriamente a evolução deles no começo, mas agora começaram a nascer mais outros (que começaram a brotar quando mexemos na terra) e vou registrar. Agora nossos pezinhos estão assim: 

sábado, 12 de março de 2011

Hoje mais um dentinho chegou... agora é embaixo e só está faltando uma presa romper.
Os preparativos da festa da Gaby andam a todo vapor. Vovó já fez praticamente todos os bichos que serão usados na decoração e eu já praticamente terminei de montar as vaquinhas. Já estamos conseguindo alguns itens de fazenda emprestados que serão usados também na decoração e quando eu for para Minas irei pedir mais para meus tios que lá moram e que tem muitas coisas de fazenda.

quinta-feira, 10 de março de 2011

É minha!!!

Gente... dona Gaby aprendeu uma palavra nova que não sai da sua boca: "minha"!!! E tudo é dela!!! Eu, papai, dvds, cadeira, bonecas, motoca, tudo o que tem em casa... e aja paciência para aguentar ela dando piti quando quer fazer as coisas sozinha. Agora deu para tirar as calças sozinha, subir na cadeira ( na nossa já tem um tempo),mas na dela começou ontem a noite. Estávamos fazendo a janta e de repente papai vira e fala: "me fala que não é a Gabrielly sentada na cadeira dela...", olhei para trás e ela estava bela e formosa em sua cadeirinha (ou melhor cadeirão, desses da Fisher Price). Ficamos besta em como ela conseguiu aprender a subir tão rápido nela... 
E a fase da minha continuou com a comida, que agora ela quer comer sozinha. Eu deixo um pouco, mas sempre vou dando a ela, porque senão ela fica só pegando o que lhe interessa e não come arroz e feijão. Mas hoje no almoço ela quis comer sozinha desde o inicio. Deixei e só no final da refeição dei a ela. Depois o mesmo drama no banho, queria tirar a calça sozinha e depois de muito tentar pediu minha ajuda. Quis lavar os pés sozinha... e por aí vamos.
As presas continuam chegando, tem mais uma embaixo quase saindo... isso tem deixado o sono dela agitado para caramba e a coitada da mamãe aqui caindo de sono pelos cantos. E além de dormir mal ela tem acordado muito mais cedo do que costumava. Acho que são mudanças que vão acontecendo com o desenvolvimento e crescimento deles. 
Por falar em crescimento, preciso urgentemente sair para comprar camisetinhas de manga comprida e calças para ela ficar em casa, estão todas modelo "pega frango" e não tem como ela ficar indo a escola com roupa curta né?

terça-feira, 8 de março de 2011

Vamos contar como foi nosso feriado de Carnaval. Depois de muitos anos passamos o Carnaval em outro lugar sem ser Minas (óoooo). Fomos para Natividade da Serra, na casa da minha tia Edméa. A cidade é super calma e deu para descansar bem, pena que não conseguimos levar a pequena para nadar, porque choveu praticamente todos os dias. Mas mesmo assim conseguimos sair a noite para ela poder ver e dançar. Tinham algumas bandinhas de São Luiz de Paraitinga, que fica bem pertinho de lá e que foram tocar. Eu sinceramente não achei muita graça porque eles ficam o tempo todo tocando a mesma marchinha e aquilo meio que entra na nossa cabeça e não sai por nada!!! O intestino da Gaby continua muito ruim, mesmo tomando o laxante que a pediatra passou e ela ficou meio chatinha por causa disso e ainda junta minha mãe achando que entende mais dela do que eu...ai, ai... isso me deixa chateada. Em uma das noites ela fez um escandalo tão grande para dormir, que dormiu soluçando... e falando para minha mãe sair do quarto que ela queria ficar com a mamãe... fazer o que? Dona moça está um grude só comigo. E agora quando chamamos sua atenção ou quando ela mesma quer atenção vem falando "abaça" e fica abraçada com a gente um tempo. A tia ainda me emprestou uma leiteira e um tachinho de cobre para usar na decoração da festa da Gaby e o tio Thiago vai fazer um poço, um moinho de vento e umas casinhas de passarinho!!!
Acabamos voltando na segunda para evitar pegar trânsito e ficar com ela cansada demais no carro.
No final das contas deu para aproveitar bem o passeio. Voltaremos quando o tempo esquentar e poder aproveitar melhor o lugar.

Mamãe vai partcipar de mais um sorteio, dessa vez do blog Princesa Verenissíma e espero desta vez ganhar!!! Vamos ficar aqui na torcida!!!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Hoje acordei a pequena cedo para irmos a Pediatra. Mas antes vou contar a comédia da madrugada. Ela até que adormeceu facilmente ontem (fácil perto do que estava acontecendo nos últimos dias), mas lá pelas 4 e pouco acordou e começou a pedir minha mão, dei e ela cochilou, depois pediu carinho e por último mamá e lá fui eu chamar o papai que ainda estava na sala desenhando e fui ao banheiro. Nisso escuto uma movimentação no quarto e achei que ela ia descer da cama atrás de mim e quando olho pra minha cama, lá está ela, deitada e falando: "taveselo, gaby aqui detá", que era para eu colocar o travesseiro dela no meio para ela deitar!!! Dei risada e ela logo mamou e dormiu.
Voltando a consulta. Graças a Deus foi somente uma consulta de rotina. Ela está super bem, crescendo e engordando normalmente. A pediatra pediu pra gente observar se não é o leite de vaca que está prendendo o intestino dela, porque comer fibras ela come e bem, então acho que iremos fazer esse teste logo, logo. Falou também que ela está falando super bem e que é para eu começar a maneirar no uso da chupeta porque os dentinhos dela estão começando a vir para a frente e quando ela completar 2 anos que é pra gente tentar tirar a chupeta de vez. De resto tudo ok.
Voltamos para casa e mais uma empresa de dedetização veio fazer o orçamento contra os carrapatos. Acho que fecharemos com essa, pela questão do preço e pela sinceridade do cara. Provavelmente semana que vem, assim que voltarmos do Carnaval iremos fechar e marcar a data para ser feito e mandar os cachorros para o veterinário também. Só espero que os carrapatos tenham mesmo fim, não aguento mais ficar na insegurança de deixar a Gaby brincar com eles ou sair no quintal...
A tarde quando cheguei da escola achei estranho a casa toda apagada, pois minha mãe tinha ido viajar então não tinha como o Bruno ter passado na casa dela... chamei os dois e nada, quando aparece o papai com cara de sono e fala que os dois estavam dormind. Gaby deve ter pulado muito na festa da escola pois estava apagada na minha cama. Pena que as fotos tiradas pelas tias não deram certo, minha máquina não abriu direito e elas tinham colocado no modo filmagem... mas a pequena deve ter aproveitado bastante. Ela acordou, bom, eu a acordei mas ela não queria muito não... nem comeu direito e logo voltou a dormir... nada como uma festa para cansar a moça!!!

  Eu  tentei tirar fotos mas ela não queria...

quinta-feira, 3 de março de 2011

E não é que mamãe estava certo quanto aos dentes? Hoje brincando com a Gaby vi que está saindo mais uma presa em cima do lado esquerdo... ele já rompeu a gengiva e já apontou. E embaixo tem mesmo outra saindo, daqui um tempo acho que já nasce!!! A boca está ficando cheia de dentes!!!
Gaby agora começou a realmente brincar com suas bonecas. Pega, coloca no colo, cobre com toalhinha, dá mamadeira, canta para elas, uma graça de ser ver. Ontem mesmo ela ficou nisso um tempão. Enquanto assistia a Galinha Pintadinha ia brincando com as bonecas. O mais legal é que estamos colocando nomes nelas e ela consegue lembrar de cada um deles. Ainda não nomeamos todas e quando isso acontecer irei fotografar todas e colocar legenda em cada uma para a gente não se perder e acabar trocando o nome delas. 
Agora o sono da moça essa semana tem sido uma coisa complicada... quando chega a hora de dormir ela mama e parece que vai apagar... mas aí quando acaba o mamá começa a viração na cama, ela fica praticamente 30 minutos virando de um lado para o outro, não resolve tapinha no bumbum, musiquinhas... só mesmo a paciência da mamãe (que tem dormido antes dela com certeza....rsrsrs) e tempo. Pior que quando papai chega no quarto e vou colocá-la em sua cama ela começa a pedir carinho, mão e abraço. Afff... aja cansaço da mamãe aqui. Acho ( e espero em Deus) que é outra presa chegando por aqui que tem atrapalhado o sono da minha filhota. 
Vovó me mandou algumas peça sem feltro para cortar e ajudar na confecção das galinhas que serão dadas de lembrança e eu estou com vontade de estrangular o vovô que riscou todas elas tão grudadas que mal dá para cortar, tem que ficar fazendo a maior ginástica para conseguir fazer... mas vamos lá. Cortando enquanto a moça assiste tv e depois que ela vai para a escola.

terça-feira, 1 de março de 2011

Ontem foi a vez do papai escrever aqui no nosso blog... não que ele não pudesse ter escrito antes, mas ontem foi dia de todos os pais postarem como eles se sentem no papel de pais. Lemos a maioria dos blogs que eu sigo e vimos o post de cada pai. Cada história legal, bonita, algumas que dava nó na garganta só de ler. Papai se empolgou e quis ler tudo. Se matou de rir de um post da Mariana Hart sobre dar banho nos seus filhos e a impressão da vizinhança e achou super legal o post dela sobre as vagas preferenciais,  ficou com nó junto comigo ao ler o post da Mirys, que na verdade nem era dela, era de um amigo. Esses dois blogs são uma lição de vida para todos nós que achamos que nossa vida é complicada... faz bem parar e ler com calma para refletir e agradecer muito a tudo que temos. 
Enfim, eu adorei ter lido tudo o que o papai Bruno escreveu (tá certo que ele ficou dando umas indiretas na mamãe aqui, mas sem problemas). Fico muito feliz por ele também estar tão feliz por conta de nossa filhota. Espero que ele escreva mais vezes por aqui, para ter para sempre registrado suas impressões sobre a paternidade. 
Ele trouxe hoje da escola da Gaby as atividades da nossa filhota desses 2 primeiros meses de aula!!! Uma graça!!! De deixar os papais babões babando ainda mais. Super fofos, a maioria feita com tinta e tudo com muito capricho. Claro que mamãe tinha que scanear e postar aqui para ficar registrado as primeiras atividades que recebemos da nossa filha.  E o mais legal é que vendo as atividades consegui identificar a maioria que ela havia me contado que fez. Porque todos os dias eu pergunto a ela como foi a escola, o que ela fez e ela tem conseguido me contar direitinho... ia falando do elefante, do tubarão e etc.


















Li também toda a pauta da reunião e vi que o primeiro passeio será ao Parque da Xuxa... mas acho que Gaby não vai, quero eu levá-la a esse passeio, mas sem pressa, quando ela estiver um pouco maior e entendendo melhor as coisas e não correr o risco dela se assustar com todas as luzes e barulho. 
Sexta terá bailinho de Carnaval na escola dela e quero arruma-la bem bonita para ir... estamos entre duas fantasias, de índio e de bailarina... vou esperar chegar mais perto para ver como vai estar o tempo e decidir qual das duas coloco.
A produção das vaquinhas para o convite da Gaby andam a todo vapor... estou quase terminando. Enquanto pequena vai assistindo seus desenhos favoritos, mamãe vai confeccionando uma a uma... e está dando certo!!!
E devo confessar uma coisa: hoje enquanto eu ia limpando os quartos fui pensando em como ficaria um deles arrumado se a gente tivesse outro filho.... na verdade quando fomos ao shopping no sábado e eu vi umas roupinhas lindas de menino já pensei nisso. Acho que a idéia de ter outro filho está começando a ficar um pouquinho mais forte em mim. Quem sabe para o ano que vem nós arrumamos um irmão ou irmã para a Gaby?